Nesta terça, dia 18 de dezembro de 2012, no último dia de aula das turmas de 5º e 4º ano do Colégio Medianeira acontece o seminário de encerramento das aulas de robótica.Para encerrar com chave de ouro, foi realizado o seminário contou com a apresentação dos estudantes Gustavo Kaufmann e Yuri Habekost, representando o Grupo de Robótica da Escola Anchieta, com o tema “Práticas de Robótica: da implantação aos dias de hoje”. Em suas apresentações, relataram com imagens e vídeos suas experiências com robótica na Escola Anchieta, desde o ano de 2010, quando iniciaram as atividades, até um breve planejamento para o ano de 2013. A apresentação mostrou a riqueza das atividades desenvolvidas com a utilização desta modalidade de ensino, onde o estudante passa a ser um agente totalmente ativo, desenvolvendo seus próprios projetos. Durante a apresentação relataram algumas práticas realizadas em sala, algumas no campo da programação e outras no campo da robótica, destacando o destaque midiático obtido. Com todas as atividades, foram destaque em diversas matérias e jornais, onde foram citados no jornal Arauto de Vera Cruz, Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul e no Jornal do Almoço, na RBS TV em novembro de 2011, ao apresentarem seus trabalhos práticos em duas teleconferências para alunos do Colégio Marista São Luís, dos trabalhos práticos realizados e conclusões que tiram durante o curso.
O público de ambas as turmas assistiram atentos e participaram ativamente em um debate ao final da apresentação, contribuindo para a troca de experiências e expondo a experiência tida no colégio.
Nota: Antes de mais nada, esta é uma postagem sobre algo que aconteceu há algum tempo e está agendada para entrar hoje, para preservar as pessoas e a instituição envolvidos (menos eu, pois aconteceu comigo. No laboratório de informática, durante uma aula com uma turma de 3º ano do fundamental, após todos entrarem e escolherem seus computadores, ao ver o último menino a ficar sem um computador, o estudante "F", eu pedi que se sentasse com o estudante "G", no meu notebook. Carrego sempre comigo meu laptop, pois preciso de meus arquivos de aula e algumas vezes o número de alunos excede o número de máquinas disponíveis, exatamente como neste caso. Alguns segundos depois, o estudante "F" voltou relatando que o estudante "G" disse que não dividiria o computador. O primeiro impulso foi pedir ao estudante "F" que se sentasse com outro colega, mas me soou um tanto deseducado negar-se a dividir um computador quando a maioria estava senta...
Comentários
Postar um comentário